Salvador em dias de chuva
Checklist para aproveitar Salvador em dias de chuva
Apesar do calor e dos dias de sol serem a maioria, durante o outono e inverno, a chuva pode pegar o turista desprevenido em Salvador. Porém, a cidade tem muitas opções de lazer em locais fechados e que vão fazer você curtir ainda mais o que ela tem a oferecer.
Casa do Carnaval
Em Salvador, é Carnaval o ano inteiro. O museu foi criado para contar a história e fazer uma viagem visual e sensorial pela folia baiana. São quatro pavimentos com maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas, além de um terraço com vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Fica localizada na Praça Ramos de Queirós, s/n – Pelourinho, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé. Funciona de terça a domingo, das 11h às 18h.
Casa do Benin
O museu tem um acervo composto por cerca de 200 peças originárias do Golfo do Benin, colecionadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger ao longo de suas viagens realizadas à África, para estudar os fluxos e refluxos entre África e Bahia.
Fica localizada na Baixa dos Sapateiros, 7 – Pelourinho. Funciona de terça a sábado, das 9h às 17h.
Casa do Rio Vermelho
Os ambientes mantêm as características originais do imóvel que já foi casa de Jorge Amado e Zelia Gattai e cada sala possui projeções com diferentes assuntos sobre a vida dos artistas.
Fica localizada na R. Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h.
Forte Santa Maria
Ele abriga o Espaço Pierre Verger da fotografia baiana, um projeto dedicado à valorização, reconhecimento e divulgação da fotografia baiana, que conta com o trabalho de mais 60 fotógrafos que nasceram ou fixaram residência na Bahia, além do restaurante Mirante Santa Maria.
Fica localizado no Porto da Barra. Funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até às 17h).
Museu da Gastronomia Baiana
No local, há a exposição de longa duração e exposição temporária (vitrine-homenagem) e, no Restaurante-museu-escola, o visitante pode experimentar um cardápio de pratos típicos de salgados e doces que atestam as cozinhas que vão do Recôncavo até o Sertão.
Fica localizado na Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho. Funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h30. Sábados, das 09h às 15h.
Mercado Modelo
É um dos principais pontos turísticos da cidade. Rodeado por dois cartões-postais da capital baiana, a Baía de Todos-os-Santos e o Elevador Lacerda, no local é possível encontrar produtos típicos da Bahia, além algumas opções gastronômicas.
Fica localizado na Praça Visconde de Cayru, s/n. Funciona de segunda a sábado, das 09h às 18h, e aos domingos, das 09h às 14h.
Igrejas
Salvador tem 372 igrejas, uma para cada dia do ano, e ainda sobra. Você pode incluir na sua lista algumas, como a Igreja do Bonfim, Igreja Basílica de Nossa Conceição da Praia, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Catedral Basílica Primacial do Salvador, entre outras
FOTOS:
Casa do Benin, Largo do Pelourinho - Paul R. Burley - Obra do próprio
Forte de Santa Maria da Barra - André Koehne - Obra do próprio
Museu da Gastronomia Baiana (SENAC) - Alexius Salvador Bahia - Cramunhao - Obra do próprio
Igreja do Bonfim em Salvador Bahia - Matheus2000fg - Obra do próprio
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco - Paul R. Burley - Obra do próprio
Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

Vamos conhecer um museu que foi reaberto este mês? O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), tem como objetivo a valorização de aspectos da cultura de matriz africana.
Programação dos eventos do Novembro Negro em Salvador

A cultura negra se encontra nos quatros cantos da cidade e o Novembro Salvador Capital Afro vem para exaltar a ancestralidade negra da capital baiana, então, vamos ver um pouco da programação do mês?
Eventos de verão em Salvador em 2024.

O verão chegou em Salvador que tal aproveitar o melhor da época? Programe sua agenda para curtir os eventos que vão rolar na cidade. Serão 30 dias de animação, começando por Ano Novo até o Carnaval.