1. Home
  2. Salvador através de museus
17/05

3 roteiros para conhecer Salvador através de museus

 

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), separamos três roteiros especiais para quem deseja conhecer Salvador através das histórias, lembranças, pinturas, fotos, esculturas e objetos expostos nos principais museus da cidade.

 

ROTEIRO 1: MUSEUS DA CIDADE ALTA

Localizados no Centro Histórico de Salvador, basta caminhar pelas ruas do Pelourinho para respirar história e cultura em cada canto. Recomendamos os seguintes museus:

Casa do Carnaval da Bahia - Praça Ramos de Queirós, s/n - Pelourinho

Com capricho e o uso da tecnologia e da interatividade, a Casa do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana.

Fundação Casa de Jorge Amado - Rua das Portas do Carmo, 49/51 – Largo do Pelourinho

Inspirada na generosa e participante vida e obra de Jorge, a Fundação abriga uma exposição permanente sobre a vida do escritor, constituída de edições de seus livros – publicados em 60 países nos cinco continentes -, uma extensa coleção de fotografias, cartazes e objetos que se relacionam com o autor e a sua obra.

Museu da Gastronomia Baiana - Largo do Pelourinho, 13/19 - Pelourinho

O Museu da Gastronomia Baiana é pioneiro no Brasil e na América Latina. Tem como missão informar, valorizar e divulgar a comida da Bahia nos seus mais variados contextos, com foco no olhar patrimonial agregado ao olhar gastronômico.

Casa do Benin - Baixa dos Sapateiros, 7 – Pelourinho

A Casa do Benin representa um pedaço da África, onde o intercâmbio de culturas de lá pra cá e daqui pra lá se cria. O Espaço Cultural possui importante acervo artístico e cultural afro-brasileiro.

 

ROTEIRO 2: MUSEUS DA CIDADE BAIXA

Descendo o Elevador Lacerda, é hora de aproveitar as belezas e os museus da Cidade Baixa.

Museu de Arte Moderna da Bahia - Av. Lafayete Coutinho, s/n – Comercio

Exposições de artistas visuais consagrados do Brasil e exterior movimentam as cinco salas expositivas do museu, inserindo definitivamente o MAM no circuito nacional de arte contemporânea. O museu conta ainda com uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema.

Museu de Arte da Bahia - Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória

O Museu de Arte da Bahia, mais antigo do Estado, foi criado em 1918, e é um dos primeiros fundados no Brasil. Possui um acervo de inestimável valor artístico e histórico que foi sendo constituído, ao longo desses cem anos, através da reunião de algumas coleções organizadas na Bahia, a partir do séc. XIX.

Museu Carlos Costa Pinto - Av. Sete de Setembro, 2490 - Vitória

O museu retrata a vida da alta sociedade dos séculos 18 e 19. O local tem uma coleção particular da família Costa Pinto, que deu origem a 23 salas de exposição de arte decorativa e de pinturas.

Museu Palacete das Artes - R. da Graça, 284 - Graça

O Palacete das Artes foi o lar do Comendador Bernardo Martins Catharino. O Palacete abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e de outros países; uma loja e o Solar Café. Nos jardins, estão ainda quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin.

 

ROTEIRO 3: MUSEUS MAIS NOVOS DA CIDADE

Museu do Sorvete no Solar Amado - R. Pôrto dos Tainheiros, 80 – Ribeira

Inaugurado em 2019, o Solar Amado Bahia foi completamente restaurado pela empresa Sorvetes Real e agora abriga um “museu do sorvete”, com referências históricas e lúdicas à fabricação de sorvetes, além de se propor a receber eventos e exposições.

Museu da Música da Bahia - Praça Visc. de Cayru, 19 - Comercio

A Bahia foi palco da criação de ritmos e movimentos culturais que marcaram gerações. O espaço, inaugurado em 2021, celebra a história da música desde a fundação da cidade até os dias de hoje.

Museu do Mar Aleixo Belov - Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 2 - Santo Antônio Além do Carmo

Inaugurado no fim de 2021, o equipamento guarda relíquias adquiridas pelo velejador Aleixo Belov durante suas cinco viagens ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”.

 

Faça a sua reserva nos hotéis Business & Flat e venha conhecer Salvador de um jeito inesquecível!