1. Home
  2. Parque São Bartolomeu
28/11

Conheça o Parque São Bartolomeu

 

O Parque São Bartolomeu está localizado entre o bairro de Pirajá e a Enseada do Cabrito, no bairro de Plataforma. O espaço tem quatro cachoeiras, manguezal e a barragem do Rio do Cobre. Os 75 hectares do parque estão situados no território da Área de Proteção Ambiental Bacia do Cobre – São Bartolomeu, que chega até o município vizinho de Simões Filho. O parque é um dos principais pontos da cidade com remanescentes de Mata Atlântica em zona urbana no Brasil.

 

Além do valor ambiental, tem forte importância religiosa e histórica. Isso porque ele é considerado um local sagrado para as religiões de matriz africana e também pelo fato de que, em 1823, na área do parque, aconteceu a Batalha de Pirajá, importante fato histórico que culminou na Independência do Brasil.

 

Neste mês de dezembro, no dia 03, a partir das 9h, acontece a Trilha Ambiental do Instituto Trilha das Flores no Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá. Essa é uma atividade GRATUITA de educação ambiental que pretende chamar a atenção para as belezas naturais do subúrbio ferroviário e da periferia de Salvador.

 

A trilha tem o caráter informativo de comunicar aos participantes sobre a história Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá, seus pontos turísticos, as curiosidades, as potencialidades e problemas sociais, além dos projetos de desenvolvimento para melhoria da área verde do parque.

 

Apesar de gratuita, é preciso fazer inscrição para a trilha através do site da Sympla, clicando aqui.

 

SERVIÇO:

 

Atividade: Trilha Ambiental no Parque São Bartolomeu e Parque Pirajá

Dia: 03/12/2023

Horário: 9h

Inscrições: Sympla

 

Hospede-se nos hotéis Business & Flat e conheça essas e outras belezas naturais e históricas de Salvador!