1. Home
  2. Os fortes que viraram equipamentos
28/04

Os fortes que viraram equipamentos culturais na Barra

A Barra é um dos bairros mais famosos e turísticos de Salvador. Além das belas praias, a região abriga três importantes fortes que se tornaram equipamentos culturais: o Museu Náutico da Bahia (no Farol da Barra), o Espaço Carybé de Artes (no Forte São Diogo) e o Espaço Pierre Verger (no Forte Santa Maria).

MUSEU NÁUTICO DA BAHIA

O Museu Náutico da Bahia é um dos principais museus marítimos do Brasil. Localizado no antigo Forte de Santo Antônio da Barra, popularmente conhecido como Farol da Barra, o museu conta a história da navegação e da exploração marítima na Bahia, desde os tempos coloniais. Entre as atrações do museu, estão peças de navegação, maquetes de navios, instrumentos náuticos antigos, mapas e pinturas históricas.

ESPAÇO CARYBÉ DE ARTES

O Forte São Diogo tem uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos e, atualmente, ele abriga um centro cultural, o Espaço Carybé de Artes, com exposições de arte e fotografia, além de oferecer uma experiência única para quem gosta de história e arquitetura.

ESPAÇO PIERRE VERGER

O Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, localizado no Forte Santa Maria, é dedicado ao fotógrafo francês que se radicou na Bahia e documentou a cultura e a história afro-baiana. Além das exposições fotográficas, o Forte Santa Maria também oferece uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.

Se você está visitando Salvador, vale a pena incluir esses locais no seu roteiro para conhecer um pouco mais sobre a rica história marítima e cultural da região.

E dá para curtir muito mais ficando hospedado nos hotéis Business & Flat. Faça a sua reserva!