1. Home
  2. Lavagem do Bonfim
11/01

Lavagem do Bonfim: cultura, tradição e fé em Salvador

 

A Lavagem do Bonfim, um dos eventos mais emblemáticos do calendário festivo de Salvador, atrai baianos e visitantes em um trajeto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Basílica do Bonfim. Em 2024, ela acontece no dia 11 de janeiro.

Um Culto Ecumênico marca o início da celebração no ponto de partida: a Igreja de N. S. da Conceição da Praia. A seguir, uma caminhada festiva de 8 km leva os participantes à Basílica do Bonfim, onde a praça é inundada por uma atmosfera de celebração com barracas de comidas e bebidas.

Diversos cortejos enriquecem o percurso, incluindo as icônicas baianas que, ao chegar, tradicionalmente lavam as escadarias da igreja. A movimentação é intensa com devotos que amarram fitinhas no gradil, fazendo seus pedidos com fé. Ao anoitecer, grupos se reúnem em festas a bordo de barcos e escunas, navegando pela deslumbrante Baía de Todos-os-Santos.

A celebração culmina três dias depois, em 14 de janeiro, com cerimônias religiosas na Basílica do Bonfim, encerrando com chave de ouro as festividades do Bonfim.

 

Hospede-se nos hotéis Business & Flat e conheça essas e outras tradições de Salvador!