História de Salvador
A história de Salvador se confunde com a história do Brasil. A região era ocupada por indígenas e foi encontrada pelos navegantes portugueses em 1501. A data era 1º de novembro, festa litúrgica católica de todos os santos, por este motivo a região foi batizada como Baía de Todos os Santos.
Ao observarem a posição estratégica da região, por estar localizada no alto, tiveram a ideia de construir uma cidade, um porto que pudesse receber mais navegantes e os assegurasse contra ataques inimigos.
Salvador se tornou a capital baiana foi a primeira do país, fundada em 1549 por Tomé de Souza, o primeiro governador-geral destas terras.
Por muito tempo, Salvador foi a principal entrada do comércio de escravizados, o tráfico negreiro. Isso devido ao cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste e à economia açucareira basearem sua força de trabalho na exploração de negros africanos. Por isso, Salvador é uma das capitais brasileiras com a maior presença de população parda e negra.
Salvador foi a capital nacional até 1763, quando o título foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro.
Hoje, Salvador, além da sua história, é conhecida pela cultura e seus grandes artistas, escritores e poetas, pela gastronomia, pela maior festa de rua do planeta - o Carnaval - e por abrigar um povo alegre e acolhedor.
Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

Vamos conhecer um museu que foi reaberto este mês? O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), tem como objetivo a valorização de aspectos da cultura de matriz africana.
Programação dos eventos do Novembro Negro em Salvador

A cultura negra se encontra nos quatros cantos da cidade e o Novembro Salvador Capital Afro vem para exaltar a ancestralidade negra da capital baiana, então, vamos ver um pouco da programação do mês?
Eventos de verão em Salvador em 2024.

O verão chegou em Salvador que tal aproveitar o melhor da época? Programe sua agenda para curtir os eventos que vão rolar na cidade. Serão 30 dias de animação, começando por Ano Novo até o Carnaval.