1. Home
  2. Festejos junino
31/05

Festejos juninos do Centro Histórico de Salvador

 

Salvador terá 25 dias de festejos juninos, com programação religiosa e cultural a partir de 1º de junho. A programação conta com 612 atrações no Centro Histórico. Confira:

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

 

De 1º a 12 de junho:

Reza da Trezena de Santo Antônio na Paróquia de Santo Antônio, às 20h

Dia 13 de junho:

Reza de Santo Antônio, às 16h;

Procissão de Santo Antônio, com saída da Igreja às 17h30;

Missa Campal de Santo Antônio, às 18h30, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

 

De 9 a 13 de junho:

Apresentações de Trios Pé de Serra, das 17h30 às 20h e das 21h30 à 0h, no Coreto do Largo;

 

De 10 a 13 de junho:

Quermesse do Santo Antônio, unindo a Feira da Sé do Instituto ACM e barracas da comunidade local;

 

De 11 a 13 de junho:

Tradicional Tríduo de Santo Antônio do artista Rodrigo Guedes, que este ano tem como tema “Irmão Protetor Sois dos Brasileiros”. Com oratório montado na casa do artista, na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559;

 

Dia 12 de junho:

Correio Elegante no Dia dos Namorados, com um noivo, uma noiva e um padre percorrendo as ruas do Santo Antônio, acompanhados de um trio pé de serra, distribuindo recadinhos e pãezinhos de Santo Antônio.

 

CIRCUITO 'PRA LÁ DE BÃO'

 

Praça Municipal – Tenda Bem Vindo ao São João do Centro Histórico: de 10 a 25 de junho, das 10h às 17h - onde os visitantes serão recepcionados pelos guias turísticos credenciados, que ofertarão passeios e walking tours com preços tabelados.

 

Praça da Cruz Caída – Arena Arromba Chão: de 16 a 25 de junho, às 20h, apresentação de quadrilhas juninas de Salvador.

 

Praça da Sé – Estação São Pedro: de 16 a 25 de junho – com feira tradicional de artesanato, das 10h às 19h e apresentações de trios pé de serra, das 17h às 20h.

 

Terreiro de Jesus – Barracas de Brincadeiras Juninas: de 17 a 25 de junho, das 15 às 19h - espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro, touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a Barraca do Beijo.

 

Cruzeiro de São Francisco – Estação São João: dias 10,11,12,13,17 e 18 de junho, às 18h - com apresentações de trios de forró pé de serra da cidade.

 

Largo do Pelourinho – Merendas de Dona Flor: de 10 a 18 de junho, das 14h às 20h – projeto em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, com apresentação de trios pé de serra, gastronomia típica, literatura e poesia.

 

Largo do Santo Antônio Além do Carmo – Coreto Musical Santo Antônio: de 14 a 25 de junho, às 18h - apresentações de trios pé de serra da cidade

 

Feira da Sé: de 14 a 25 de junho, a partir das 14h - Idealizada pelo Instituto ACM, reúne moda, gastronomia e artesanato.

 

Mercado de São Miguel e Estação São Miguel: dias 17 e 18 de junho, às 18h - apresentações de trios pé de serra da cidade.

 

Estação Gonzagão: de 23 a 25 de junho, às 18h, no bairro da Saúde, apresentações de trios pé de serra da cidade

 

Carroçada: dias 24 e 25 de junho, no bairro da Saúde, ação itinerante que promove o tradicional casamento do jegue com a jumenta alegóricos.

 

Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo: Trilha das Artes – Todos os dias – das 10h às 22h – 10 artistas do Centro Histórico, que têm ateliês e galerias no local, irão produzir uma obra inédita com o tema “Santas Artes”, homenageando um dos santos juninos. As três obras eleita pelo público, que votará através das redes sociais, serão premiadas.

 

CIRCUITO 'PRA FICÁ MIÓ'

 

Rota Gastronômica Sabores do Interior – ao todo, 55 bares e restaurantes do Centro Histórico (Pelourinho, Saúde, Santo Antônio Além do Carmo e Mercado de São Miguel) desenvolverão menus especiais, temáticos, com preços também especiais, para oferecer aos visitantes. O tema deste ano é “Os Sabores do Interior Direto na Capitá” e haverá premiação para o bar ou restaurante com a decoração mais bonita.

 

E dá para curtir muito mais ficando hospedado nos hotéis Business & Flat. Faça a sua reserva!