1. Home
  2. Dia de comida baiana
27/07

Por que sexta-feira é dia de comida baiana?

 

Vatapá, caruru, farofa de dendê e moqueca já são tradição na mesa e no prato dos baianos na sexta-feira.

Isso começa com a sexta-feira santa e envolve o catolicismo, em que há abstenção da carne vermelha em respeito ao derramamento do sangue de Cristo. Então, há um encontro de duas culturas: o peixe, símbolo do cristianismo como alimento abençoado, e a tradição da cozinha afro-baiana e religiosa, onde o dendê é um dos elementos principais.

 

Segundo o historiador, especialista em história da gastronomia, Elmo Alves, em entrevista para o iBahia, “toda sexta-feira se tornou uma reprodução da sexta-feira santa e é dia de celebrar e trazer à mesa tudo aquilo que representa esse povo através da comida. E é essa comida tradicional, típica, que traz essa identidade afro-católica baiana para a mesa”.

 

Por isso, nas sextas-feiras, é possível encontrar comida baiana facilmente nos restaurantes de Salvador, especialmente nos chamados self-service.

 

Então, se você estiver em Salvador em uma sexta-feira, não perca a oportunidade de se deliciar com a autêntica comida baiana. Deixe-se envolver pela cultura, história e sabores únicos que fazem da Bahia um destino gastronômico inesquecível!

 

Reserve a sua estadia em Salvador nos hotéis Business & Flat e aproveite tudo o que a capital baiana tem para te oferecer!