Cidade da Música
Conheça a Cidade da Música de Salvador
Imagine fazer um verdadeiro mergulho no passado, presente e futuro da produção sonora da Bahia. Essa é a ideia do museu Cidade da Música da Bahia, que promove um passeio histórico-musical neste berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, rock, pagode, axé e de diversos outros gêneros e ritmos.
Próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, na região do comércio, ele está localizado no emblemático Casarão dos Azulejos Azuis. O edifício foi construído entre 1851 e 1855.
QUATRO ANDARES DE CULTURA, HISTÓRIA E MÚSICA
A Cidade da Música da Bahia possui 1.914,76 m² de área construída e possui quatro pavimentos.
Térreo
O piso térreo conta com hall de entrada, recepção/bilheteria, salão de estar, café, loja, biblioteca, midiateca e centro de pesquisa. A partir daí, a viagem ao universo sonoro da capital baiana é monitorada através do próprio smartphone do visitante, pelo sistema da Cidade da Música a ser acessado através de QR Code e mediante preenchimento do cadastro.
1º Andar
No primeiro andar, está a exposição “A Cidade de Salvador e Sua Música”, que retrata bairros da cidade e suas músicas, histórias, depoimentos e novas tendências.
2º Andar
O segundo andar abriga a exposição “História da Música na Bahia”, com nove cabines de vídeos, além de três salas. Uma delas é intitulada “A Magia da Orquestra” e exibe conteúdo voltado para a música clássica, mostrando como funciona uma orquestra passo a passo, quais instrumentos a compõe e vídeo gravado com a Orquestra Sinfônica da Bahia.
A sala “A Nova Música da Cidade” traz experiência imersiva com grande tela de 80 polegadas. Já a sala “Quem Faz a Música da Bahia” é equipada com uma grande tela na qual são exibidos 260 depoimentos das pessoas mais importantes e representativas da música baiana.
4º Andar
O último pavimento da Cidade da Música da Bahia oferece entretenimentos educativos. Há três estúdios de gravação de clipes karaokê onde o visitante escolhe um fundo gráfico e, ao final, tem seu clipe pronto para postar em redes sociais.
A sala do “Rap e Trap, poesia consciente” mostra vídeos de vários rappers, trappers e poetas de todo o Brasil, em especial os artistas jovens da Bahia. Esse espaço tem um pequeno tablado no qual o visitante pode recitar seu rap ou poesia.
SERVIÇO
Endereço: Praça Visc. de Cayru, 19 – Comércio, Salvador – BA, 40015-170
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Valor do ingresso: R$20 (inteira) e R$10 (meia) – o benefício da meia entrada é extensivo a cidadãos residentes em Salvador, mediante comprovação de endereço.
Fonte: Salvador da Bahia
Hospede-se nos hotéis Business & Flat e confira essa e outras atrações que só Salvador tem a oferecer.
Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira

Vamos conhecer um museu que foi reaberto este mês? O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), tem como objetivo a valorização de aspectos da cultura de matriz africana.
Programação dos eventos do Novembro Negro em Salvador

A cultura negra se encontra nos quatros cantos da cidade e o Novembro Salvador Capital Afro vem para exaltar a ancestralidade negra da capital baiana, então, vamos ver um pouco da programação do mês?
Eventos de verão em Salvador em 2024.

O verão chegou em Salvador que tal aproveitar o melhor da época? Programe sua agenda para curtir os eventos que vão rolar na cidade. Serão 30 dias de animação, começando por Ano Novo até o Carnaval.