1. Home
  2. É Carnaval em Salvador...
22/02

Mais um ano chegou e nesse mês de fevereiro não teremos Carnaval, então para não deixar de falar dessa folia tão esperada o ano todo vamos relembrar sua história falando um pouco sobre a Casa do Carnaval.

Dizem que o ano só começa depois do carnaval, mas enquanto ele não chega, que tal sentir o gostinho dessa festa através dos anos em um museu especialmente dedicado a esta festa? Localizada no centro histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica, a Casa do Carnaval foi construída pela Prefeitura de Salvador e inaugurada há menos de dois anos no dia 05 de fevereiro de 2018.

Para quem é ansioso e quer a curtir bem antes, as festas de pré-carnaval, Fuzuê e Furdunço, ocorrem no final de semana anterior ao dia de abertura da folia. O Fuzuê e o Furdunço ocorrem no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra) e dois dias de desfile da Banda Habeas Copos no Circuito Sérgio Bezerra de Carnaval Acústico na Barra abrem o Carnaval todo Ano. A folia começa na quinta feira com a saída do Rei Momo e a Rainha do Carnaval, são muitos dias de animação nos circuitos da Barra, do Campo Grande, do Centro Histórico e do Nordeste de Amaralina.

A Casa do Carnaval conta a história da folia em uma viagem visual e sensorial, com diversos recortes temáticos da festa que está no âmago da cultura popular, das transformações sociais e da formação da identidade baiana. O grande diferencial da casa é a interatividade, entregue aos visitantes por meio de diversos recursos multimídia.

Na parte térrea do prédio, o visitante encontra à disposição uma biblioteca de livros relacionados ao Carnaval, a Salvador, suas artes e tradições, e ainda 200 bonecos feitos de cerâmica que representam figuras típicas da folia. Além disso, há a Sala da Criatividade e Ritmos do Carnaval da Bahia, que detalha a diversidade presente no carnaval baiano. O espaço interativo reúne a memória da festa na Bahia em arquivo material, adereços, esculturas, vídeos e áudios.

No primeiro andar, no cinema interativo, o visitante escolhe o filme que deseja ver, com 10 minutos cada, e outros para fazer fotos com os adereços disponíveis para caracterização. Aqui, O visitante conhece a história do ritmo e vivencia a experiência do carnaval dançando uma das coreografias dos blocos e bandas, orientados por dançarinos.

No terraço, um espaço para contemplar a Bahia de Todos os Santos com mesas e bancos característicos da festa de rua.

 

SERVIÇO

Funcionamento: de terça a domingo, das 11 às 19h.

Informações: 55 (71) 3324-6360 ou 3324-6791.

Fonte: pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br

  

Imagens: Fábio Marconi

site: www.salvadordabahia.com/casa-do-carnaval/

https://www.facebook.com/Casa-do-Carnaval-da-Bahia-562564460781128